A importância da certificação digital

68

Cada vez mais presente, o certificado digital está se tornando requisito obrigatório. Ele já é exigido se tornando uma peça básica que facilita a vida otimizando assuntos de maneira mais prática e segura de forma online, garantindo a integridade das informações.

Entretanto, esse tema ainda gera muitas dúvidas, pois o certificado surgiu como uma forma de conferir autenticidade para diversas informações importantes declaradas por pessoas físicas ou jurídicas.

Empresas que emitem nota fiscal eletrônica, assim como, para todas as inscritas no regime tributário de lucro real ou lucro presumido e também, para empresas do Simples Nacional, para que possam enviar suas informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias.

Os certificados digitais são emitidos pela Infraestrutura de Chaves Públicas do Brasil (ICP-Brasil). A ICP-Brasil identifica, no ambiente virtual , pessoas físicas e jurídicas que foram cadastradas pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).

O certificado e-CNPJ, funciona como um CNPJ virtual e serve para emissão de nota fiscal eletrônica, transmissão de escrituração fiscal digital e obrigações acessórias.

O certificado e-CPF, da mesma forma que o e- CNPJ, funciona como um CPF virtual utilizado para entregar declarações de renda e demais documentos eletrônicos que exijam uma assinatura digital.

Em caso de dúvidas ou precisando de orientações, não hesite em nos procurar.

Sindicont Rio Certificação Digital

COMPARTILHE