ACRJ condecora Navio Escola Sagres e seu comandante com a Medalha Visconde de Mauá

276

Tendo como cenário o Porto Maravilha, a Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) realizou a cerimônia de entrega de sua mais alta honraria: a Medalha Visconde de Mauá. Os títulos foram entregues ao Navio Escola Sagres e ao seu comandante capitão-de-fragata António Manuel Gonçalves, em reconhecimento da relevância do Navio Escola Sagres para o incentivo das relações comerciais entre Brasil e Portugal, em prol da amizade dos dois países e do sucesso da Casa de Portugal no período Olímpico.

A cerimônia, realizada no dia 10 de junho, marcou, ainda, o início das comemorações do Dia de Portugal em todo mundo. A presidente da ACRJ, Angela Costa, destacou a escolha do Rio de Janeiro como marco inicial para o início das festividades e ressaltou as raízes históricas e comerciais entre as duas nações.

“O Dia de Portugal nos faz celebrar o país das descobertas marítimas, das inúmeras comunidades portuguesas espalhadas pelo planeta. A ACRJ, que possui raízes profundas com Portugal, se une aos irmãos portugueses nessas homenagens”, afirma a presidente.

Editada Comandante e Angela
O comandante do Navio Escola Sagres, capitão-de-fragata António Manuel Gonçalves, recebe da presidente da ACRJ, Angela Costa, a maior honraria da entidade: a Medalha Visconde de Mauá

O Navio Escola Sagres, principal embarcação de preparação e treinamento de cadetes da Marinha Portuguesa, esteve presente no Rio de Janeiro durante a época das Olimpíadas 2016 e foi Casa de Portugal nesse período recebendo cerca de 50 mil visitantes. O comandante Gonçalves lembrou da história do Navio e afirmou que o Rio de Janeiro é a lugar mais visitado pela embarcação, superando, inclusive, as cidades do próprio país.

DSC_4221
Comandante Gonçalves: “Rio de Janeiro é o berço do NE Sagres”

“O berço do Navio Escola Sagres é o Rio de Janeiro. Pela sua história e por ser a cidade mais visitada. Nossa vinda ao Rio de Janeiro é o resultado da parceria entre a Marinha Portuguesa e o Comitê Olímpico de Portugal. Por onde quer que ele se encontre, o Navio Escola Sagres é território português. Não haveria melhor maneira de comemorar o Dia de Portugal com esse momento marcante”, ressalta o comandante.

O evento, realizado em parceria com a Câmara Brasil-Portugal, contou com a presença do Cônsul-Geral de Portugal no Rio de Janeiro, Embaixador Jaime Leitão; do Adido de Defesa junto à Embaixada de Portugal, António Manuel Gomes Moldão; o secretário estadual de Educação, Wagner Victer; o presidente da Câmara Brasil-Portugal, Ricardo Coelho; além de grandes beneméritos, beneméritos e lideranças empresariais.